sábado, 17 de maio de 2008

JOGO: DOMINÓ DAS QUATRO CORES

COLÉGIO ESTADUAL DR. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
PROFESSORA /ORIENTADORA: Alaíde Ferreira Mendes
CURSO: Ensino Médio DISCIPLINA: Matemática
SÉRIES: 1ª, 2ª e 3ª CONTEÚDO: A idéia intuitiva de área
JOGO: Dominó das quatro cores
HABILIDADE: Utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
OBJETIVO: - Construir um quadrado usando todas as peças.
- Possibilitar ao aluno melhor organização de seu pensamento, a fim de desenvolver estruturas conceituais, por intermédio das relações entre diversos significados.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

  • Dividir a sala em grupos para a construção das peças do jogo;
  • Discutir com os alunos as regras do jogo;
  • Permitir que os alunos escolham a forma como querem que o jogo aconteça: (cooperativa ou competitiva);
  • Propor que os alunos produzam algum registro escrito após o jogo ou que resolvam problemas a partir do mesmo;
  • Realizar o mesmo jogo algumas vezes, em dias diferentes, para que os alunos tenham tempo para aprender a Matemática com o jogo.


DOMINÓ DAS QUATRO CORES

Descrição: Seis peças retangulares com lados medindo 3 cm e 9 cm, sendo duas amarelas, duas azuis e duas verdes; seis peças retangulares de lados 3 cm e 6 cm, sendo duas azuis, duas vermelhas e duas verdes; e, seis peças quadradas com lados medindo 3 cm, sendo três azuis, duas vermelhas e uma amarela.

Regra: Peças de mesma cor não se tocam, nem mesmo pelo vértice.

Observação: A proposta pode ser desenvolvida de modo cooperativo, onde os jogadores buscam, juntos, a solução do problema, discutindo, analisando as possibilidades e trocando idéias, ou também, na forma competitiva entre dois jogadores, ou dois grupos de jogadores.

Os mesmos autores propõem algumas atividades com o jogo:

Atividade 1. Cada jogador, ou dupla, à sua vez, escolhe uma peça do monte e a coloca sobre uma base quadrada de 18 cm de lado (em qualquer posição – não precisa ser adjacente à última colocada). Perde o jogo quem, em sua vez, não conseguir colocar uma peça dentro do quadrado, de acordo com a regra.

Atividade 2. Para iniciar, os jogadores (ou equipes) escolhem nove peças cada um. À sua vez, só poderá colocar uma dentre as peças já selecionadas. O jogo prossegue até que os jogadores (ou duplas) não possam mais colocar peças para formar o quadrado. Na impossibilidade de continuar o jogo, ganha quem ficar com o menor número de peças.

Atividade 3. Faça todos os quadrados possíveis usando 3 peças. Anote as soluções obtidas, e verifique se uma delas pode ser obtida da outra por simetria.

Atividade 4.
a) Escolha uma peça como unidade e determine a área do quadrado obtido na atividade 3.
b) Escolha outra peça (com forma diferente da primeira) e refaça o item (a)
c) Comparando os resultados obtidos, o que podemos concluir?