COLÉGIO ESTADUAL DR. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
PROFESSORA /ORIENTADORA: Alaíde Ferreira Mendes
CURSO: Ensino Médio DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDO: Movimento de figuras geométricas JOGO: Traverse
HABILIDADE: Utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
OBJETIVO: Mover todas as peças de sua fileira inicial para o lado oposto do tabuleiro (fileira de destino).
- Promover a interação entre os alunos do grupo e entre os grupos, e favorecer a construção do conhecimento.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
- Dividir a sala em grupos de quatro para a construção das peças do jogo;
- Apresentar o objetivo do jogo;
- Deixar que os alunos leiam, interpretem e discutam as regras do jogo;
- Chamar a atenção para questões como: “Para onde vou?”, “Para onde devo olhar?”, “Qual a direção das peças?”, “Preciso andar rápido?” são fundamentais para garantir o sucesso do objetivo. Que uma análise detalhada e coordenada também deve ser feita para jogar o Traverse. Pois nesse jogo, as ações futuras devem ser avaliadas a cada momento, uma vez que a relação entre as peças modifica-se, depois que ocorre uma jogada.
- Após jogar uma partida até o final, podem ser feitos alguns questionamentos, como por exemplo:
1. Como é o material que você observou? Descreva-o e desenhe-o.
2. Qual é o objetivo do jogo?
3. Faça uma lista das palavras importantes para jogar o “Traverse”.
4. Fale sobre a importância de cada uma das peças e seus movimentos.
TRAVERSE
Descrição:
O jogo é constituído de um tabuleiro quadriculado de 10x10 cm e de 8 peças de cada cor (azuis,amarelas, vermelhas e verdes), sendo: 2 triângulos, 2 losangos, 2 círculos e 2 quadrados. Jogam de dois a quatro parceiros.
Regras:
1) Cada jogador escolhe uma cor e coloca suas peças de um lado do tabuleiro (fileira inicial), na ordem que considerar conveniente, sem incluir os cantos.
2) As peças devem ser movidas de acordo com seu formato (losangos e triângulos devem apontar sempre para frente, o que facilita visualizar seus movimentos):
quadrados: movem-se vertical e horizontalmente;
losangos: têm movimentos diagonais para frente e para trás;
triângulos: movem-se nas diagonais somente para frente e na vertical para trás;
círculos: podem fazer movimentos em todas as direções.
3) As peças podem ser movidas em um espaço de cada vez, em direção a um espaço vazio; ou com passes curtos ou longos (vide regras 4 e 5).
4) Passes curtos: O jogador pode “pular” por cima de qualquer peça, desde que esta seja vizinha à sua, e a próxima casa, na direção da jogada, possa ser ocupada. As peças “puladas” não são capturadas nem voltam ao início do tabuleiro, servindo apenas como “trampolim” para o salto (exceção feita ao círculo – vide regra 7).
5) Passes longos: O passe pode ter longa distância, passando por cima de uma peça que não esteja adjacente à sua, desde que haja simetria entre os espaços vazios, antes e depois da peça pulada. Mais uma casa que a peça do jogador ocupará ao final do passe.
6) Séries de pulos: O jogador poderá fazer uma série de pulos consecutivos, contanto que cada passe esteja de acordo com as regras do jogo.
7) O círculo: se o jogador passar por cima do círculo de um adversário, deverá colocá-lo na fileira inicial, para que recomece sua travessia. Quando o jogador usar seu próprio círculo como trampolim, o círculo deve permanecer onde estava (antes da jogada).
8) Ao chegar à fileira de destino, as peças não podem mais voltar ao tabuleiro nem serem movidas na própria fileira de chegada.
9) O jogo termina quando um jogador conseguir chegar com suas oito peças no lado oposto do tabuleiro.
OBS: A questão do “jogar” Traverse, não deve simplesmente ficar entre os jogadores, mas o professor deve ser questionador das ações dos jogadores.
O jogo é constituído de um tabuleiro quadriculado de 10x10 cm e de 8 peças de cada cor (azuis,amarelas, vermelhas e verdes), sendo: 2 triângulos, 2 losangos, 2 círculos e 2 quadrados. Jogam de dois a quatro parceiros.
Regras:
1) Cada jogador escolhe uma cor e coloca suas peças de um lado do tabuleiro (fileira inicial), na ordem que considerar conveniente, sem incluir os cantos.
2) As peças devem ser movidas de acordo com seu formato (losangos e triângulos devem apontar sempre para frente, o que facilita visualizar seus movimentos):
quadrados: movem-se vertical e horizontalmente;
losangos: têm movimentos diagonais para frente e para trás;
triângulos: movem-se nas diagonais somente para frente e na vertical para trás;
círculos: podem fazer movimentos em todas as direções.
3) As peças podem ser movidas em um espaço de cada vez, em direção a um espaço vazio; ou com passes curtos ou longos (vide regras 4 e 5).
4) Passes curtos: O jogador pode “pular” por cima de qualquer peça, desde que esta seja vizinha à sua, e a próxima casa, na direção da jogada, possa ser ocupada. As peças “puladas” não são capturadas nem voltam ao início do tabuleiro, servindo apenas como “trampolim” para o salto (exceção feita ao círculo – vide regra 7).
5) Passes longos: O passe pode ter longa distância, passando por cima de uma peça que não esteja adjacente à sua, desde que haja simetria entre os espaços vazios, antes e depois da peça pulada. Mais uma casa que a peça do jogador ocupará ao final do passe.
6) Séries de pulos: O jogador poderá fazer uma série de pulos consecutivos, contanto que cada passe esteja de acordo com as regras do jogo.
7) O círculo: se o jogador passar por cima do círculo de um adversário, deverá colocá-lo na fileira inicial, para que recomece sua travessia. Quando o jogador usar seu próprio círculo como trampolim, o círculo deve permanecer onde estava (antes da jogada).
8) Ao chegar à fileira de destino, as peças não podem mais voltar ao tabuleiro nem serem movidas na própria fileira de chegada.
9) O jogo termina quando um jogador conseguir chegar com suas oito peças no lado oposto do tabuleiro.
OBS: A questão do “jogar” Traverse, não deve simplesmente ficar entre os jogadores, mas o professor deve ser questionador das ações dos jogadores.