quinta-feira, 8 de maio de 2008

JOGO: TIRAS DE PROPRIEDADES PARA FUNÇÕES

COLÉGIO ESTADUAL DR. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
PROFESSORA /ORIENTADORA: Alaíde Ferreira Mendes
CURSO: Ensino Médio SÉRIES: 2ª e 3ª
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDO: Funções de 1º e 2º graus
JOGO: Tiras de Propriedades para funções
HABILIDADE: Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente.
OBJETIVOS: - Permitir que os alunos sistematizem as principais propriedades das funções de 1º e 2º graus e que estabeleçam relações de semelhança e diferença entre elas;
- Promover a interação entre os alunos do grupo e entre os grupos, e favorecer a construção do conhecimento;
- Desenvolver a autonomia por meio do confronto de idéias.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
  • A sala é dividida em grupos de 3 ou 4 participantes.
  • Cada grupo recebe cópias das tiras de propriedades e das cartas de funções.
  • São apresentadas aos grupos, as regras do jogo, expostas numa cartolina.
  • É afixado no quadro uma cartolina par registrar os resultados parciais e finais dos ganhadores.

"TIRAS DE PROPRIEDADES PARA FUNÇÕES"

Número de participantes: 3 ou 4
Material necessário: uma cópia das tiras de propriedades e das cartas de funções. (As tiras e cartas dessa cópia devem ser recortadas.)

Regras:

  • As cartas de funções são embaralhadas e, com as faces voltadas para baixo, dispostas sobre uma mesa ou carteira formando um monte.
  • As tiras de propriedades também são embaralhadas e distribuídas em número igual por entre os jogadores. Cada um deve receber pelo menos 4 tiras. Nem todas precisam ser distribuídas.
  • Para a primeira função retirada do monte, cada jogador seleciona, entre suas tiras, aquelas que correspondem a propriedades dessa função. Depois, os jogadores discutem entre si se as propriedades selecionadas são realmente válidas para a função em questão.
  • Cada tira de propriedade corretamente escolhida representa um ponto para o jogador.
  • Posteriormente, as tiras de propriedades são novamente juntadas, embaralhadas e distribuídas para os jogadores e outra função é retirada do monte. Os jogadores mais uma vez escolhem, entre suas tiras, as que apresentam propriedades da função selecionada.
  • O jogo continua sucessivamente assim durante 4 ou 5 vezes, conforme combinado pelos jogadores.
  • O ganhador será aquele que ao final tiver obtido o maior número de pontos.